O marketing Digital em Moçambique pode estar distante da dos outros países, más isso não significa que estamos fora do contexto digital.
Na atualidade, é possível ver pessoas a efetuarem compras através da internet, televisões a migrarem do analógico para o digital e o mesmo esta a acontecer com as rádios, empresas, jornais, lojas, escolas e até mesmo mercados têm migrado para a era digital.
Embora alguns empresários e ou empreendedores nacionais tenham algum receio em apostar no marketing digital, porque acreditam que a minoria do seu público-alvo é que aposta em compras através da internet e alguns não tem acesso a mesma. Contudo, o marketing digital em Moçambique está a dar alguns passos positivos e esta a alcançar a muitos. E a prova disso, são os smartphones.
O marketing digital facilita a vida, pois o individuo não tem que envidar esforços para comprar um produto. Na verdade, os investidores nacionais têm de entender e considerar que com o marketing digital o produto não passa despercebido.
Existe procura em busca da informação do marketing digital. Vemos vários cursos virados para esta área, temos visto também seminários, workshops, feiras como Moztech e entre outros canais de disseminação do marketing digital, o que é bastante positivo para o marketing digital nacional.
Contudo, muitos moçambicanos estão numa situação que precisam saber usar a internet. O que não é fácil, para alguém que só vê um computador quando cresce ou quando entra para uma universidade. Por isso, poucos sabem que o facto de gerar artigos num blog pode gerar rendimento.
Para que o marketing em Moçambique funcione é necessário que se invista em passar estes conhecimentos para todos moçambicanos.