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O Que o Marketing Digital Pode Fazer pelas organizações?

Quase que espontaneamente, sempre que precisamos de informações sobre determinado produto ou serviço e estamos em frente a um computador, pesquisamos logo no google. já pensou que seus potenciais clientes fazem o mesmo? Se sua empresa tem um site eles encontram seus produtos e serviços, se não, eles encontram os da concorrência. , já pensou nisso?

É de senso comum que para ter sucesso em suas acções,  as empresa precisam estar sempre atentas aos hábitos dos consumidores, no intuito de chegar cada vez mais perto do seu público-alvo. E, graças a internet e a globalização, investir em marketing digital, tornou-se imprescindível para viabilizar a aproximação das empresas e seus clientes.

O Marketing digital é muito poderoso, o Facebook, o Google Adwords, Instagram e etc, mas não basta fazer um post nas redes sociais e investir para que o facebook por exemplo faça o boost dos anúncios, antes disso outros requisitos são necessários para que o investimento tenha um bom resultado:

  • Um Plano/estratégia de Marketing Digital – onde são definidos os objectivos que se pretende alcançar, o publico alvo, as ferramentas a usar, o orçamento, etc.
  • Pessoal ou uma empresa especializada – é necessário conhecimento e tempo para se dedicar a elaboração  do plano/estratégia de marketing digital e a implementação dessas ferramentas seguindo as boas práticas.
  • Análise dos dados estatisticos – Estatísticas  do website podem ser fornecidas através do google analytics e das redes sócias, podem ser uma fonte de dados para entender melhor quem é o potencial cliente, os seus gostos e comortamentos. Com base nessas estatísticas a empresa pode  ajustar o plano  de marketing e as estrategias de vendas.

Os aspectos acima apresentados só podem ser bem geridos por uma equipe especializada e dedicada ao Marketing Digital, permitindo assim que o pessoal da empresa se preocupe com o busness core.

Vantagens do Marketing Digital

Alta visibilidade

  • Por exemplo, segundo dados do INCM até 2017 Moçambique possuia mais de 9 milhões habitantes com acesso a internet. Usando ferramentas como Google Adwords, a publicidade sobre os produtos e serviços de uma empresas moçambicana podem ser mostrados segundo o interesse de todos estes  9 Milhões de potenciais clientes.
  • O Facebook e o Instagram são actualmente as redes sociais mais usada em Moçambique e cerca de 2 milhões de moçambicanos tem contas nestas redes sociais (socialbakers.com). Com o facebook, a as empresas podem melhorar o relacionamento com os clientes e atrair outros clientes, pode investir em anúncios pagos onde podem definir o publico alvo a atingir por cada produto ou serviço, em qualquer horario e onde estiverem através do celular ou outro dispositivo mobile.

Óptima relação custo-benefício

Investir em Marketing Digital tem um custo cerca de 50% mais baixo do que o praticado nos meios de tradicionais (Tv, rádio, outdoors, etc). Além disso, o investimento rende mais: somente há cobranças quando o público realmente visualiza o anuncio ou interage com o mesmo. Isso aumenta o impacto da comunicação da mensagem. Em tempos de crise como os que o País atraveça soluções de baixo custo e elevado impacto são bem vindas.

Poderosas opções de segmentação

Um marketing eficiente não é aquele que atinge muitas pessoas, e sim o que é direcionado ao público certo. Ao fazer marketing digital, é possível especificar o público alvo, com base, na localização, idade, sexo, gostos, e muito mais.

Análise de dados

As ferramentas digitais de marketing e publicidade, fornecem dados estatísticos que tornam possível analisar dados sobre os like, os comentários, a origem dos vistantes, o comportamento destes, etc. e com base nesses dados tomar melhores decisões para o negócio.

As empresas precisam estar onde seus potenciais clientes estão, falar a linguagem que estes compreendem e estão dispostos a receber. Observa-se na actualidade que as novidades primeiro chegam pelas redes sociais e só depois são confirmadas pelos canais tradicionais. Isso faz com que as empresas que anunciam no ambiente online, estejam sempre em vantagem em relação as que só comunicam usando os meios tradicionais.

Hoje no Marcado moçambicano há várias empresas que prestam serviços de Gestão do Marketing Digital, a Handza, Lda é uma delas, que possui técnicos qualificados com certificações Google Adwords e esperiência em TI.

contratar uma empresa para trabalhar na Gestão do Marketing Digital, é mais seguro, profissional e barrato, pois terá varios especialistas trabalhando juntos, ao invés de ter uma única pessoa na empresa que terá que saber tudo, investir em equipamento fotográfico, de filmagem, e muitos outros que estão fora do negocio central da empresa.

Para concluir apresentamos uma sugestão de passos básicos para que as empresas realizem campanhas de Marketing Digital com melhores resultados:

  1. Contratar pessoal ou empresa especializada em Marketing Digital
  2. Estabelecer a presença online
    1. Possuir um website;
    2. Possuir uma conta de e-mail corporativo
  3. Possuir um Plano/ Estratégia de Marketing Digital
    1. Objectivos bem definidos;
    2. Segmentação dos clientes;
    3. Identificação das ferramentas de Marketing a usar;
    4. Orçamentação
  4. Implementar o Plano/ Estratégia  de Marketing
    1. Criar as contas nas redes sociais, google adwords, etc;
    2. Produzir conteúdo e publicar
    3. Interagir com os utilizadores
  5. Monitorar os relatório emitidos periodicamente;

Esperamos que os conteúdos deste artigo  ajudem as organizações a alcançarem o sucesso esperado.

 

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